A pirataria influência nos animes?

 A pirataria influência na venda de animes? Essa é uma pergunta que gera bastante discussão na internet, porém a pirataria não é tão ruim quanto parece e em muitos casos pode servir como uma forma de divulgação.

 Que a pirataria é uma das maiores formas de se consumir conteúdo no Brasil isso já sabemos, mas de que forma isso pode impactar na indústria não só de animes mas de jogos, filmes, livros, música e todo conteúdo que você possa imaginar.

 "Seu pirateiro o anime você gosta nunca vai ganhar uma nova temporada por que você não contribui com a indústria".

 Isso é algo que costumamos ouvir muito. Mas será que isso está certo? Os animes realmente não ganham uma nova temporada por conta da pirataria?  E a resposta é NÃO, as grandes indústrias de conteúdo não estão perdendo nada com alguém que consome pirataria. Visto que, quem consome o mesmo não tem interesse nenhum em adquirir o produto original, para eles vocês são apenas consumidores fantasmas que podem gerar uma renda futura.

Por exemplo: 

 Temos Fulano e Ciclano, Fulano sempre consumiu material original ele sempre gerou renda para as empresas e Ciclano que sempre consumiu material de forma pirata logo ele nunca gerou renda para empresa, então a empresa que nunca viu um centavo de Ciclano não está perdendo nada. Porém se Fulano deixar de consumir o material original e passar a consumir pirataria a empresa estará perdendo um cliente que os gerava renda.

 Agora entra o fator de que a pirataria pode divulgar um produto, por exemplo Ciclano que sempre consumiu animes pirata encontra um anime que ele acaba gostando (Anime esse que só foi descoberto por conta da pirataria) então ele resolve comprar o material original e contribuir com a indústria de animes, isso vai gerar lucro para a empresa logo eles podem recuperar o prejuízo que teve com a perda de Fulano. Eu mesmo já baixei muitos jogos piratas e acabei gostando e comprando eles em promoções na Steam.

 Sendo assim fica elas por elas para cada pessoa que consome conteúdo pirata vai ter uma pessoa que consome o conteúdo original.

Então se a pirataria não tem nada haver por que os animes não ganham uma nova temporada? 

 Existem vários fatores, o anime não vendeu tanto quanto o estúdio gostaria, estúdios pegando uma grande quantidade de trabalhos e deixando alguns animes de lado , licenciamento do mangá para uma nova temporada e outros fatores.

 Mas um dos principais fatores é não ter feito sucesso no Japão, anime é um nicho voltado para o publico japonês que felizmente faz sucesso ao redor do mundo, mas como eu disse, é algo voltado para o publico japonês logo o que não faz sucesso lá simplesmente é descartado. Por exemplo Noragami é um anime que fez bastante sucesso no ocidente mas não vendeu o suficiente no Japão para que fosse feito uma nova temporada.

 Mas não podemos perder as esperanças Sakura Card Captor voltou depois de 20 anos e Bleach vai ganhar uma nova temporada depois de 8 anos, sempre há esperanças para uma nova temporada daquele anime que tanto gostamos (vulgo Katekyo Hitman Reborn T^T).

 Essa foi minha opinião sobre o assunto se você concorda ou discorda só comentar aqui que a gente debate nossos pontos de vista. 

Obrigado pela leitura e os convido para voltar novamente.

 

Postar um comentário

0 Comentários